fbpx

Estudar medicina no Paraguai: Qual documentação preciso?

Saiba mais sobre, Passaporte, Apostilamento de Haia e Visto provisório.

São muitas as dúvidas que cercam os brasileiros que desejam realizar o sonho em cursar medicina no Paraguai. Documentação e tudo o que envolve o processo de legalização são as mais comuns.

Faz-se necessário aqui relembrar que os países do MERCOSUL, não precisam dispor de passaporte. No entanto, para permanecer no Paraguai, é preciso retirar o visto provisório de dois anos e após o vencimento renovar e retirar o visto permanente.

Após positivas mudanças, o processo de regularização dos documentos ficou mais fácil. Não é preciso mais ir a Brasília no Ministério das relações Exteriores e MEC para realizar a legalização. Agora o apostilamento são realizado em cartórios das grandes cidades.

Apostilamento de Haia

Convenção de Haia também chamada de Convenção da Apostila é um Tratado Internacional de 05 de outubro de 1961, para simplificar o processo de autenticação de documentos a serem utilizados no exterior.  O apostilamento é uma validação para reconhecer o documento como original, verídico, legal. Para isso, cada cartório tem seus meios próprios para o reconhecimento, ficando a critério de cada um, assim como os valores a serem cobrados, uma vez que, no Estado onde será emitida a apostila possui sua própria tabela de preço.

A Apostila de Haia é utilizada para a matrícula acadêmica e faz parte da documentação exigida na Faculdade e visto de migração.

Visto para permanencia no Paraguai.

Já o Visto Provisório de dois anos, trata-se da legalidade de permanecer no país, ainda que o estudante opte por morar em Foz do Iguaçu. Mesmo assim, estará estudando em outro país e não tem como passar tanto tempo e não ter a documentação da localidade. Tem ainda a Resolução, documento emitido pelo MEC, exigido por algumas faculdades no Paraguai.

Por onde então, devo começar?

Após as informações citadas, muitos ficam se questionando por onde então, devo começar?  é muita coisa para providenciar sozinho, como fazer? Fiquem todos tranquilos, pois nosso papel aqui é de facilitador, ou melhor, fazer tudo por você oferecendo comodidade, segurança e diminuição de gastos, uma vez que vir ao Paraguai apenas realizar a matrícula, o custo aumentaria significativamente.

Por isso, a Empresa Kairós Intercâmbio e Consultoria Estudantil realiza todo o processo documental. Facilitamos aos nossos clientes, exigindo apenas três documentos.

Documentação 

RG, Certidão de Nascimento ou casamento e Histórico Escolar do ensino médio com firma reconhecida do diretor e secretária que assinaram no documento, acompanhados de cópias simples, autenticadas e fotos 3×4. Todo o restante fica por nossa conta.

O processo de documentação como em todo lugar, requer um tempo um pouco mais prolongado, até que tudo esteja devidamente conferido. Só assim, o aluno irá obter a Cédula de Identidade Paraguaia. A finalização do processo que é a emissão dessa cédula, gira em torno de seis meses para ser emitida, podendo demorar um pouco mais.

Saiba mais sobre as universidades clicando no nome da Universidade

universidade Uninter

Universidade UPAP

Universidade Maria Serrana

Universidade UCP

Universidade UPE

 

Para matricula clique aqui

Menu
× Envie sua dúvida