fbpx

Faculdades de medicina no Paraguai em Ciudad del Este

Saiba mais sobre as Faculdade de medicina no Paraguai 

Na cidade paraguaia de Ciudad Del Este, fronteira com Foz do Iguaçu-PR, também conhecida como “Cidade das cataratas”, estão as principais faculdades de medicina no Paraguai. São elas: UPAP, UPE, UNINTER e Maria Serrana . A pergunta logo em seguida que frequentemente respondemos é: Qual a melhor? São reconhecidas pelo MEC? Qual você me aconselha? Para responder essas e demais perguntas, aqui deixarei um breve comentário de cada uma delas.

Antes de explanar as particularidades de cada faculdade, quero deixar claro que as faculdades estão todas registradas, que autoriza o funcionamento do curso de medicina. No entanto, existem ainda outros órgãos reguladores como CONES (autorizada o funcionamento dos cursos) e ANEAES (avaliam a qualidade e estrutura do ensino). Uma faculdade 100% que recomendamos é a faculdade de medicina Upe, pela qualidade e pelo ótimo custo benefício.  Clique aqui e tire suas dúvidas.

ANEAS

O ANEAES (Agencia Nacional de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior), esta em processo de avaliação das universidades em Ciudad Del Este, ou seja, nenhuma faculdade do curso de medicina ainda possui o selo de qualidade, pois requer tempo para realizar as adequações que por ventura vierem a solicitar.

Sendo assim, tanto o CONES quanto o ANEAES, são fundamentais e legitimam o curso como um todo avaliando a qualidade, o andamento, emissão de diploma, questões burocráticas, ou seja, se o curso esta atendendo as exigências normativas ao longo do seu período de funcionamento.

Após os esclarecimentos acima, descreverei sobre as Universidades com o curso de medicina, mas precisamente com atuação na cidade paraguaia de Ciudad Del Este.

Faculdade de medicina no Paraguai

UMS

  • Universidade Maria Serrana (UMS) – Faculdade criada no ano de 2008 em Assunção, sendo sua filial em Ciudad Del Este. Essa por sua vez, possui uma estrutura física bem menor que as demais, visivelmente simples, sendo um prédio com um andar apenas, salas climatizadas, que comportam 30 e 60 alunos em média. Terá sua primeira turma formada esse ano de 2018. Mensalidade mais barata, uma vez que é o mesmo valor do primeiro ao terceiro ano. Método semestral de ensino, carga horária de 9830 Não possui o curso de nivelação. Autorizada pelo MEC-PY e CONES. Aguardando o ANEAES. Faculdade bem flexível e tem atraído aos brasileiros com seu jeito acolhedor de recebê-los.

UNINTER

  • Universidade Internacional Três Fronteiras (UNINTER)- Criada em 2003 em CDE, tem campus também na cidade de Pedro Juan. O curso de medicina em Ciudad Del Este possui mais de 2 mil alunos. Sua estrutura física Possui um prédio com três andares, salas amplas e climatizadas para 60 alunos. Esta em construção de mais um anexo. Tem uma carga horária de 9875 horas. Possui o curso de nivelação, sendo 45 dias de curso com 4 matérias básicas ( anatomia, comunicação, biologia e química). Possui no primeiro ano a segunda maior mensalidade. Seu método de ensino é o anual. Quem tem formação de ensino superior, não precisa do curso de nivelação. Possui mais de três turmas formadas. Tem autorização do MEC-PY. Aguarda o ANEAES.

UPAP

  • Universidade Politécnica e Artística do Paraguai (UPAP) – Há uns anos, já foi a mais conhecida e procurada do Paraguai. Tem sedes em Ciudad Del Este (dois campus), Pedro Juan e Assunção. Em Ciudad Del Este possui mais de 3 mil alunos em medicina. O curso de nivelação é diluído na grade, sendo assim a matrícula é direto no ano letivo. Seu método de ensino é modular, ou seja, as matérias podem durar três meses, ou dois meses, o que permite aos estudantes conciliar trabalho e estudo. Sua estrutura física contempla salas climatizadas e amplas com capacidade para 60 alunos, bons laboratórios, boa localização. No ano de 2017 com o crescimento acelerado no volume de brasileiros em busca do curso de medicina, a UPAP passou por uma intervenção do MEC, ficando punida por um ano, sem emitir o diploma. Saiu à intervenção, esta de volta com suas atividades, mas isso sem dúvida alguma gerou aborrecimentos a muitos estudantes que estavam no último ano, pois sem seus diplomas acarretou transtornos e perdas nos ingressos das provas como o revalida e inscrição no Programa Mais Médicos. Tal fato levaram muito alunos a publicarem em redes sociais o descontentamento com a faculdade. Por isso, muitos reparos e estão sendo feitos, ajustes, investimentos, reformas, organização burocrática para retomar a credibilidade e confiança de todos os brasileiros. Para formar, no último ano tem o TCC e por isso, o valor na mensalidade aumenta. Esta autorizada pelo MEC-PY e CONES. Aguarda também o ANEAES.

UPE 

  • Universidade Privada Del Este (UPE)- Na atualidade, a Faculdade mais procurada, devido o seu rigor, organização, credibilidade e uma excelente estrutura física. Presente nas cidades de Ciudad Del Este, Presidente Franco e Assunção. Tem mais de 3 mil alunos no curso de medicina. Possui a mensalidade mais cara das demais faculdades. Seu método de ensino é anual e sua carga horária esta passando por ajustes, pois esta registrada no CONES com 6900 horas, sendo exigido no Brasil para validar o diploma 7200 horas. Exige o curso de nivelação e sua aprovação, sendo obrigatório antes do ano letivo. Não exige o TCC. São mais de 6 turmas formadas no campus de Presidente Franco e em Assunção mais seis turmas formadas. Na UPE CDE não tem turma formada, o curso tem cinco anos, formando sua primeira turma em 2019. Esta autorizada pelo MEC-PY e CONES. Aguarda também o ANEAES.

             Após realizar esse breve resumo sobre as faculdades, para você, Qual a melhor? Em qual dessas, seu orçamento estará compatível? O que a Universidade precisa ter, para atender ao seu critério?

A verdade é que antes de buscar por grandes estruturas, é preciso se auto avaliar e buscar a excelência primeiro em você. Pois a Faculdade é sem dúvida alguma o norteador, mas a diferença quem faz é o aluno.

Saiba mais sobre as universidade clicando no nome da universidade abaixo.

universidade Uninter

Universidade UPAP

Universidade Maria Serrana

Universidade UCP

Universidade UPE

 

Clique aqui e realize sua matricula

Menu
× Envie sua dúvida